Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Hair: DIY Curly Hair Styling Cream // DIY Creme Modelador de Cachos (Sem Enxague)

Aprenda a fazer um creme modelador sem enxague para os seus cachos. Esse creme não só ajuda a definir os cachos, como também hidrata, diminui o frizz e repara suas pontas duplas.

Para fazer esse creme nós iremos precisar entre outros itens de manteiga de karité, glicerina vegetal e óleo essencial de lavanda, esse último é opcional, porém super recomendado e eu vou explicar o por que aqui nesse post.

Creme Modelador de Cachos (Sem Enxague)

Ingredientes:

4 colheres de sopa de Manteiga de Karité

4 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Macadamia (ou outro de sua preferencia)

1 colher de sopa de Glicerina Vegetal

4 colheres de sopa de Gel sem álcool (ou Gel de Linhaça caseiro*)

10 gotas de Óleo Essencial de Lavanda (opcional)

Água (o quanto baste para a textura desejada)

*Caso você opte por fazer esse creme com Gel de Linhaça caseiro é preciso guardar esse creme na geladeira e ele dura apenas 2 à 3 semanas.

Modo de Preparo:

Em recipiente de vidro misture a glicerina vegetal com 4 colheres de sopa de água e deixe essa mistura descansar por alguns minutos. Em outro recipiente de vidro você vai misturar a manteiga de karaté o óleo vegetal e a água com glicerina e misturar com um mixer, assim como no video, se não tiver um mixer dissolva a manteiga de karaté em banho maria, reserve na geladeira até ficar um pouco resistente, talvez 30 minutos baste, entao bata na batedeira com o óleo vegetal e a glicerina com água. Agora com uma colher misture o gel e o óleo essencial de lavanda. Agora você pode acrescentar mais agua para obter a textura que achar mais fácil de manusear nos seus cabelos, se deixar muito grossa como eu deixei inicialmente, você terá dificuldades de modelar o cabelo com ela.

Esse creme é mais fácil de usar nos cabelos molhados com agua morna ainda debaixo do chuveiro para finalizar os cabelos, isso por que a agua morna dissolve melhor a manteiga karite. Faça mecha por mecha.

Se você quiser usar como um leave-in, umedeça os cabelos com água morna e pegue uma pequena quantidade do creme esfregue nas maos ate ela ficar transparente e entao passe nos cabelos massageando de baixo pra cima ajudando assim a moldar os cachos.

Nota: óleos essenciais são corrosivos, por isso se você usar algum óleo essencial nessa receita não use recipientes de plástico, guarde esse creme em um recipiente de vidro e proteja do sol.

receita de creme modelador de cachos sem enxague

Online Shop  in Germany 

Karite Butter: Amazon (shop it here)

Lavender Essential Oil:  Amazon (shop it here)

Vegetable Glycerin: Amazon (shop it here)

Macadamia Oil: Amazon (shop it here)

—–—————————————

Onde comprar  no Brasil

Óleo Essencial de Lavanda: Natue (compre aqui)

Óleo de Macadâmia: Beleza na Web (compre aqui)


Confira o passo a passo no video abaixo:

  • Manteiga de Karité

A manteiga de karité é extremamente emoliente, garante brilho, controle e força podendo ser usada no cabelo ou na pele. Sua composição também funciona como uma excelente fonte de nutrição. Quando o cabelo está passando por uma má fase é bem interessante contar com uma ajudinha dessa manteiga. Trata-se de uma forma simples e rápida de ajudar o seu cabelo a se reconstruir.

A manteiga de karité garante que os fios fiquem sedosos, macios, alinhados, com as cutículas seladas e com a porosidade reduzida. É preciso porém saber dosar a quantidade de manteiga de karité, pois se usada em excesso ela pode deixar o cabelo ensebado e pesado.

  • Glicerina Vegetal

Além dos benefícios hidratantes, a glicerina também contribui para fortalecer o cabelo, diminuindo a quebra e a formação de pontas duplas e ressecadas. Uma das principais características da glicerina é que ela retira a umidade do ar hidratando assim sua pele e cabelos. Mas ATENÇÃO! em dias muito quentes e secos evite usar a glicerina em excesso, seja na pele ou nos cabelos, pois ao invés de retirar a umidade do ar ela vai retirar da sua pele ou cabelo. Se isso acontecer, na pele pode até causar bolhas, e nos cabelos pode causar ressecamento extremo levando a quebra dos fios.

Para diminuir os riscos disso ocorrer sempre que fizer uma receita caseira que contenha glicerina, acrescente água, dando assim uma fonte de umidade para a glicerina agir, quanto mais água você puder misturar a glicerina na sua receita melhor.

  • Óleo Essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos mais usados no mundo e um dos poucos que pode ser usado diretamente na pele. Nos cabelos esse óleo essencial ajuda a acabar com as caspas, auxilia no crescimento capilar e evitar a queda do cabelo. O óleo essencial de lavanda também diminui o frizz e evita a formação de pontas duplas nos cabelos, além disso, deixa seus cabelos super perfumados.

Espero que essa dica possa ajudar você. Deixe eu saber o que você achou dessa receita aqui abaixo nos comentários 😉

beijos,

Nane 🙂

Comments

comments

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *